História do Curso

O Curso de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) teve seu início em 1965. Nesta época a UFES contava, em todos os seus cursos, com aproximadamente 3.000
alunos e o número de vagas era em torno de 700 por ano. O corpo docente de Matemática da Faculdade de Filosofia contava em seus quadros com aproximadamente 10 docentes de Matemática, dos quais apenas 04 tinham formação em Matemática.

O Curso foi reconhecido pelo Decreto Nº 66.477/1970 e funcionava inicialmente em regime seriado anual. Com a Reforma Universitária, em 1972, sofreu uma reestruturação, passando para o regime de créditos, com disciplinas semestrais.

Nas décadas de 1970 e 1980 houve um grande esforço para a formação de alunos para suprir as necessidades internas do Departamento de Matemática. Muitos ex-alunos foram incentivados a se afastarem para pós-graduação, com aval do Departamento. Outros foram contratados e logo tiveram oportunidade de se afastarem para cursar Pós-graduação. Em 1979, o Departamento ofereceu um curso de especialização em Matemática, cuja clientela alvo eram os docentes do Departamento e da Escola Técnica Federal do Espírito Santo que não possuíam o título de mestre, e cujo objetivo era preparar estes docentes para a pós-graduação strictu sensu. Este curso cumpriu parcialmente o seu objetivo, uma vez que alguns dos alunos posteriormente concluíram o curso de mestrado.

Nos últimos 20 anos, o Curso de Matemática deu grande contribuição ao Estado no Ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio, tendo promovido algumas ações nesta direção.
No início dos anos 90, o Curso de Matemática da UFES liderou um movimento de Interiorização da Universidade, se expandindo para a cidade de São Mateus, no norte do Estado do
Espírito Santo, com o objetivo de influenciar de modo significativo a qualidade do Ensino Fundamental e Médio numa região de municípios com destacada carência de profissionais da
Educação devidamente formados.

Mesmo com notas no Vestibular inferiores à média obtida no Campus de Vitória, os alunos do Curso de Matemática em São Mateus logo se destacaram pelo empenho em reparar a situação de defasagem inicial e muitos tiveram excelente desempenho ao final do curso. Apesar de formados em Licenciatura, não foram poucos os estudantes que seguiram com sucesso diretamente para o Mestrado em Matemática, além de alguns que optaram pela Educação Matemática. Durante anos, ex-alunos de São Mateus auxiliaram inclusive no suprimento da demanda de docentes no próprio Departamento de Matemática da UFES, em Vitória.

Citamos outros exemplos:

  1.  Uma profunda reformulação nos currículos de Licenciatura e Bacharelado, dando personalidade própria a cada uma dessas modalidades de curso.
  2. Promoção de cursos de Licenciatura em serviço a professores não habilitados: Projeto Habilitar.
  3. Promoção de diversos cursos de atualização de professores.
  4. Introdução de uma forma de ingresso bem diferenciada da tradicional, permitindo maior participação do Departamento de Matemática no processo seletivo.
  5. Consolidação da Olimpíada de Matemática em níveis estadual e nacional, ampliada recentemente com a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas.

Nas duas décadas seguintes, o Departamento de Matemática continuou o seu processo de expansão, dando ênfase à titulação do corpo docente e ao mesmo tempo começou a se preocupar com o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em Matemática. A origem das áreas de concentração, ora proposta para o curso de mestrado (Álgebra, Análise e Geometria), data dessa época sendo que alguns dos docentes haviam concluído o curso de doutorado. Nesta época aconteceram algumas contratações de docentes portadores do título de doutor.

Em 2006 entrou em funcionamento o Curso de Mestrado em Matemática, esforço conjunto do Departamento de Matemática, o que contribui para a dinamização da pesquisa em Matemática na Universidade, além do fortalecimento do Curso de Graduação em Matemática.

Em 2011 o Departamento de Matemática do CCE/UFES aderiu ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910