UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DE INVARIANTES
NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Nome: Euzebio Glauder Zandonadi
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Moacir Rosado Filho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Florencio Ferreira Guimarães Filho Examinador Interno
Moacir Rosado Filho Orientador
Silas Fantin Examinador Externo

Resumo: Este trabalho trata-se de uma sequência didática para o estudo de invariantes na
resolução de problemas a ser utilizada com alunos de Ensino Médio. Os temas
abordados são paridade, divisibilidade, restos, coloração e expressões algébricas.
Cada capítulo possui um desenvolvimento teórico contextualizado, seguido de
problemas resolvidos e problemas propostos, além de suas respostas e dicas para a
solução.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910