Parametrizações de Superfícies Triangulares

Nome: ANTONIO CARLOS TELAU
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/09/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANO PETRONETTO DO CARMO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AFONSO PAIVA NETO Examinador Externo
EDILSON DE AGUIAR Examinador Externo
FABIANO PETRONETTO DO CARMO Orientador

Resumo: Em geral o modelo discreto de uma superfície e dado por uma representação poligonal (malha) ou por uma representação pontual (nuvem de pontos). A parametrização dessa representação é extremamente importante em diversas aplicações em computação gráfica, mais precisamente em processo geométrico; como por exemplo, técnicas de mapeamento de textura, edição de malha e morphing.
Muitos trabalhos utilizam técnicas de parametrização usando um domínio planar. Embora a parametrização planar seja mais natural, as técnicas propostas obtém resultados incorretos, apresentando distorções e sobreposições, principalmente em superfícies de gênero O, o foco dessa dissertação. Nesse intuito, as parametrizações esféricas obtêm melhores resultados.
A parametrização esférica deve associar cada vértice da superfície a um vértice da esfera, respeitando a topologia da superfície. Embora, tal tarefa aparentemente seja simples, tal objeção entre os vértices da superfície e da esfera deve ser obtida evitando distorções e sobreposições e satisfazendo desejáveis propriedades que dificultam bastante esta tarefa.
Diversos trabalhos definem técnicas para parametrização esférica. Nesta dissertação, estudaremos estas abordagens, tanto para malhas ou nuvens de pontos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910