Integração com a graduação

A Universidade Federal do Espírito Santo possui cursos de graduação em Matemática em três campi: Goiabeiras (bacharelado e licenciatura, em Vitória), São Mateus (no norte do Estado, também bacharelado e licenciatura) e Alegre (sul do Estado, apenas licenciatura). O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) também oferece curso de Licenciatura em Vitória. Estes cursos têm formado um bom número de excelentes alunos, que tem continuado seus estudos nos melhores programas de pós-graduação em Matemática e áreas afins do país. O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFES (PPGMAT) é o único programa acadêmico de pós-graduação em matemática do estado.

O PPGMAT atua junto aos alunos dos cursos de graduação da UFES, em particular aos alunos dos cursos de Matemática, de várias formas. Docentes do programa, além de ministrarem cursos regulares de gradução, atendendo o Art. 51. do Regulamento Geral da Pós-graduação da Universidade (RESOLUÇÃO Nº 11/2010 - CEPE), também orientam alunos em projetos de Iniciação Científica (IC) e do Programa de Educação Tutorial (PET- Matemática), e participam das atividades das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das Olimpíadas Capixabas de Matemática (OCM). Alguns dos mestres formados pelo programa foram alunos de IC ou do PET e a grande maioria ainda é de ex-alunos dos cursos de graduação em Matemática da UFES. Ou seja, o programa contribui para o alto nível dos alunos dos nossos cursos de graduação e seleciona alguns destes concluintes para o seu quadro de alunos. O PPGMAT também participa do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Alguns bolsistas desse programa foram aceitos como alunos especiais e espera-se que em breve eles se tornem alunos regulares e concluam o mestrado em matemática. O PPGMAT organiza em conjunto com o DMAT e o PET, uma série de colóquios contando com participação de pesquisadores de várias instituições importantes do país. Diversos alunos de graduação participam desses eventos que enriquecem seus conhecimentos.

Estágio de docência:

O programa de estágio de docência consiste basicamente de um programa de apoio às atividades de ensino e monitorias nos cursos de graduação e pós-graduação e é exigido de todos os alunos do programa. Isto tem sido cumprido de forma satisfatória. O programa de monitorias possibilita o treinamento profissional dos monitores por meio da participação dos mesmos nas atividades acadêmicas com preparação de listas e de aulas de exercícios sob a supervisão de um professor do DMAT (não necessariamente do programa). As disciplinas são preferencialmente do final da graduação e do início do mestrado. Supervisores e alunos consideram que o estágio de docência é importante para a formação profissional. Os resultados desta experiência têm se mostrado bastante interessantes. Em geral, os ex-alunos do programa quando realizam concursos para docência têm apresentado bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910