Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O Programa tem uma boa inserção social na região. Muitos cursos de nível universitário têm surgido no estado e demandam profissionais qualificados na área de Matemática. Como podemos verificar nas informações dos egressos do programa, diversos profissionais qualificados foram contratados por instituições de ensino superior do estado, atendendo os seguintes municípios: Vitória, Vila Velha, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim, Alegre, Piúma, e São Mateus. Não há dúvida que o programa tem contribuído de forma marcante no atendimento da demanda local de instituições de ensino superior. Há também uma demanda do setor produtivo na busca de profissionais melhor preparados na área tecnológica e que necessitam de novas técnicas que envolvem o conhecimento matemático. O PPGMAT pode também atuar neste setor.

Nucleação:

O programa é muito novo e conta no momento apenas com o curso de mestrado em matemática.

Visibilidade:

Em primeiro lugar podemos observar que a página Web do Programa, implantada como um projeto institucional da PRPPG/UFES, atende a todos os requisitos sugeridos pela CAPES, fornecendo ao público interno (docentes, alunos e funcionários) e externo informações e procedimentos detalhados relativos aos Cursos de Mestrado e de Doutorado, incluindo a maioria das informações do Coleta/CAPES.

Convém destacar o apoio que temos recebido de agências estaduais (como FAPES) e federais (como CAPES e CNPq), e também a inclusão da Matemática da UFES como Centro em Desenvolvimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCTMat. Por meio de bolsa de pós-doutorado, aquisição de passagens, auxílios financeiros para organização de eventos, auxílios para aquisição de livros e equipamentos, tais apoios têm contribuído de forma decisiva na concretização das ações do programa.

Como já mencionado anteriormente, o programa tem promovido eventos científicos de grande impacto regional na área de Matemática, contribuindo para a disseminação de conhecimento matemático na região. Tais eventos além de serem importantes fontes de estímulo para candidatos a alunos do programa, permitem interações de pesquisadores do programa com os de outras regiões, assim como permitem interações com alunos de matemática e de áreas afins.

Finalmente, a diversificação de atuação dos egressos nos municípios do estado contribui para a visibilidade do programa.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910