História do Curso

O Curso de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) teve seu início em 1965. Nesta época a UFES contava, em todos os seus cursos, com aproximadamente 3.000 alunos e o número de vagas era em torno de 700 por ano. O corpo docente de Matemática da Faculdade de Filosofia contava em seus quadros com aproximadamente 10 docentes de Matemática, dos quais apenas 04 tinham formação em Matemática.

O Curso foi reconhecido pelo Decreto Nº 66.477/1970 e funcionava inicialmente em regime seriado anual. Com a Reforma Universitária, em 1972, sofreu uma reestruturação, passando para o regime de créditos, com disciplinas semestrais.

Nas décadas de 1970 e 1980 houve um grande esforço para a formação de alunos para suprir as necessidades internas do Departamento de Matemática (DMAT). Muitos ex-alunos foram incentivados a se afastarem para pós-graduação, com aval do DMAT. Outros foram contratados e logo tiveram oportunidade de se afastarem para cursar pós-graduação. Em 1979, o DMAT ofereceu um curso de especialização em Matemática, cuja clientela alvo era os docentes do DMAT e da Escola Técnica Federal do Espírito Santo que não possuíam o título de mestre, e cujo objetivo era preparar estes docentes para a pós-graduação strictu sensu. Este curso cumpriu parcialmente o seu objetivo, uma vez que alguns dos alunos posteriormente concluíram o curso de mestrado.

No início dos anos 90, o Curso de Matemática da UFES liderou um movimento de Interiorização da Universidade, se expandindo para a cidade de São Mateus, no norte do Estado do Espírito Santo, com o objetivo de influenciar de modo significativo a qualidade do Ensino Fundamental e Médio numa região de municípios com destacada carência de profissionais da Educação devidamente formados.

Ao longo de suas histórias, o Departamento de Matemática e o Colegiado do Curso de Matemática promoveram diversas ações que contribuíram fortemente com o desenvolvimento do curso e do cenário da Matemática no Espírito Santo. Citamos como exemplo o Projeto Habilitar, que consistiu de cursos de Licenciatura em serviço a professores não habilitados, além da promoção de diversos cursos de atualização de professores e da consolidação da Olimpíada de Matemática em níveis estadual e nacional, ampliada posteriormente com a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Foi também introduzida uma forma de ingresso bem diferenciada da tradicional, utilizando-se de duas disciplinas de matemática básica para selecionar os ingressantes do curso, permitindo maior participação do Departamento de Matemática no processo seletivo. Essa forma de ingresso deixou de ser utilizada com a adesão da UFES ao SISU, em 2016.

Em 2006 foi efetuada uma profunda reformulação nos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática do Centro de Ciências Exatas da Ufes, dando personalidade própria a cada uma dessas modalidades de curso.

Em 2006 também entrou em funcionamento o Curso de Mestrado em Matemática, esforço conjunto do Departamento de Matemática, o que contribuiu para a dinamização da pesquisa em Matemática na Universidade, além do fortalecimento do Curso de Graduação em Matemática, especialmente do Bacharelado.

Em 2011 o Departamento de Matemática do CCE/UFES aderiu ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela
CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM. O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

A partir de 2019 os ingressos para o curso de licenciatura e de bacharelado em Matemática foram separados. Até o ano de 2018 a entrada era unificada: os estudantes ingressavam no curso de Matemática e optavam por ir cursando as disciplinas do currículo de licenciatura ou de bacharelado ao longo do curso.

Os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Matemática têm contribuído significativamente para a formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa no estado do Espírito Santo e em todo o Brasil.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.