Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da UFES foi criado pelo Conselho Universitário em 29 de setembro de 2003, e suas atividades acadêmicas tiveram início em janeiro de 2006, após aprovação pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em 15 de setembro de 2005.
Desde a sua implantação, sob o Código da CAPES 30001013023P5, o PPGMAT tem alcançado seus principais objetivos com um histórico significativo de realizações:
Publicações Científicas: Fortalecimento das atividades de pesquisa com publicações em importantes revistas internacionais.
Eventos: O PPGMAT promove uma série de eventos que enriquecem a formação acadêmica e profissional dos seus alunos. Esses eventos incluem encontros, workshops, escolas de verão e seminários que ocorrem regularmente. Contando com o apoio de importantes agências de fomento, como CNPq, CAPES, FAPES e FACITEC, esses eventos proporcionam oportunidades para os alunos interagirem com pesquisadores renomados, apresentarem seus trabalhos e se atualizarem sobre os avanços recentes na área da Matemática. Além disso, o programa incentiva a participação em atividades que promovem a integração entre a graduação e a pós-graduação, fortalecendo a comunidade acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Formação: O PPGMAT oferece uma formação rigorosa e abrangente, preparando alunos para carreiras em pesquisa, ensino e aplicação da Matemática. Com uma base sólida em diversas áreas e um corpo docente altamente qualificado, o programa promove a participação em seminários, workshops e projetos de pesquisa desde o início. Essa abordagem prática e teórica prepara os mestres para doutorados ou para atuar como professores e pesquisadores em instituições de ensino e empresas que demandam habilidades avançadas em Matemática.
Corpo Docente: O corpo docente do PPGMAT é composto principalmente por professores do Departamento de Matemática (DMAT) oriundos de renomadas instituições nacionais e internacionais. Eles atuam em diversas áreas de pesquisa, incluindo: Álgebra, Análise e Equações Diferenciais, Análise Numérica e Computação Gráfica, Geometria Algébrica e Folheações, Geometria Diferencial, Sistemas Dinâmicos e Topologia, Probabilidade e Processos Estocásticos. As atividades de pesquisa dos docentes se intensificaram com a implantação do programa, graças a ações como aprovação de projetos por órgãos governamentais, cooperação com pesquisadores externos, intercâmbio com outras instituições de pesquisa, envolvimento dos alunos em projetos e melhorias na infraestrutura.
Intercâmbio e Colaborações: O PPGMAT valoriza e incentiva o intercâmbio e as colaborações dos seus docentes, reconhecendo a importância dessas atividades para o desenvolvimento acadêmico e científico. Os professores do programa frequentemente participam de visitas científicas a outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais, permitindo a troca de conhecimentos e experiências com pesquisadores de diversas partes do mundo.
Essas colaborações resultam em projetos de pesquisa conjuntos, publicações em coautoria e participação em eventos científicos de grande relevância. Além disso, muitos docentes realizam estágios de pós-doutorado em centros de excelência, onde têm a oportunidade de aprofundar suas pesquisas e estabelecer novas parcerias.
O programa também promove a cooperação com outras instituições de pesquisa, favorecendo o intercâmbio de alunos e docentes e a realização de atividades conjuntas, como seminários, workshops e cursos. Essas iniciativas não apenas enriquecem a formação dos alunos, mas também fortalecem a produção científica do PPGMAT, contribuindo para a sua visibilidade e reconhecimento no cenário acadêmico.
Por meio dessas ações de intercâmbio e colaboração, o PPGMAT mantém-se atualizado com os avanços mais recentes na área da Matemática e garante que seus docentes e alunos estejam inseridos em uma rede global de conhecimento e inovação.
Histórico de Coordenadores
28/03/2024 a 27/03/2026: Coordenador: Leonardo Meireles Câmara | Subcoordenador: Renato Fehlberg Júnior
26/04/2022 a 27/03/2024: Coordenador: João Paulo Costalonga | Subcoordenador: Leonardo Meireles Câmara
2017 a 25/04/2022: Coordenador: Fábio Júlio da Silva Valentim | Subcoordenador: Fabiano Petronetto do Carmo
2015-2017: Coordenador: José Gilvan de Oliveira | Subcoordenador: Fábio Júlio da Silva Valentim
2013-2015: Coordenador: José Gilvan de Oliveira | Subcoordenador: Milton Edwin Cobo Cortez
2011-2013: Coordenador: José Gilvan de Oliveira | Subcoordenador: Fábio Júlio da Silva Valentim
2009-2011: Coordenador: Ricardo Soares Leite | Subcoordenador: Leonardo Meireles Câmara
2007-2009: Coordenador: Valmecir Antonio dos Santos Bayer | Subcoordenador: Ricardo Soares Leite
2005-2007: Coordenadora: Regina Maria de Aquino | Subcoordenador: Milton Edwin Cobo Cortez
2004-2005: Coordenador: José Miguel Malacarne | Subcoordenadora: Regina Maria de Aquino
2003-2004: Coordenador: Domingos Sávio Valério Silva | Subcoordenador: José Gilvan de Oliveira
Histórico de Conceito CAPES
2017-2020: Nota 3 (Regular/Bom)
2013-2016: Nota 3 (Regular/Bom)
2010-2012: Nota 3 (Bom)
2007-2009: Nota 3 (Bom)
2005-2006: Nota 3 (Regular)
2003-2005: SC (Sem Conceito)
O histórico de conceitos da CAPES do PPGMAT revela uma nota 3 consistente ao longo das avaliações, indicando uma performance regular a boa. Embora a nota tenha se mantido estável, o programa tem trabalhado incessantemente para atender e superar todos os critérios avaliativos apontados pela CAPES nas últimas avaliações.
Uma justificativa para a nota 3 consistente é a falta de recursos financeiros, o financiamento insuficiente para pesquisa e os impactos negativos da pandemia de COVID-19. Mesmo assim, o programa tem se esforçado para conquistar novas bolsas de estudo para intensificar o apoio aos alunos e garantir sua permanência.
O esforço contínuo inclui a melhoria da produção científica, com um aumento significativo no número de publicações em revistas de prestígio internacional. O PPGMAT também tem investido na qualificação de seu corpo docente, incentivando a participação em programas de pós-doutorado e colaborações internacionais.
Além disso, o programa tem procurado ampliar suas atividades de extensão, participando de chamadas específicas para financiar projetos de extensão do Programa de Pós-Graduação em Matemática e sua contribuição para uma melhoria social. O programa tem procurado promover eventos acadêmicos de alto nível e reforçar a integração entre a graduação e a pós-graduação.
Outro ponto crucial tem sido a melhoria da infraestrutura de pesquisa, com a aquisição de novos equipamentos e a modernização dos laboratórios, proporcionando um ambiente mais adequado para o desenvolvimento de pesquisas de ponta.
Apesar da nota 3, o compromisso do PPGMAT com a excelência é evidente em suas ações e resultados. O programa continua a se esforçar para atingir níveis superiores de avaliação, refletindo seu empenho em contribuir significativamente para o avanço da Matemática no Brasil e no mundo.