UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE TABULAE COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOMETRIA

Nome: TANIA CRISTINA GONÇALVES BAPTISTA STEIN
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: O presente trabalho apresenta uma experiência com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, utilizando o software Tabulae como recurso auxiliar no ensino da Geometria Plana. O Tabulae é um software de Geometria Dinâmica gratuito.
Apresentamos sequências didáticas que possibilitem fazer com o que os alunos tirem suas próprias conclusões sobre as propriedades matemáticas dos conceitos envolvidos, por meio de suas construções e manipulações, de maneira que se tornem participantes ativos no processo ensino-aprendizagem. Os conteúdos contemplados são Semelhança de Triângulos, Homotetia, Área e Perímetro de Figuras Planas. Também propomos uma questão que relaciona conceitos de Função e Área. As atividades apresentadas aqui podem ser aplicadas a alunos a partir da nona série do Ensino Fundamental.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910