UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO

Nome: ANALICE TOREZANI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/07/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: No processo de ensino e aprendizagem da matemática é comum a memorização de métodos e fórmulas para resolução de problemas, o que na maioria das vezes não resulta em uma efetiva aprendizagem. Muito mais do que qualquer outra ciência, a matemática precisa ser absorvida desde seus princípios básicos, sem a perda da generalização e na riqueza de seus detalhes. Dessa forma, neste trabalho, buscamos mostrar de maneira simples e objetiva o estudo aprofundado da função afim no Ensino Médio, através de conceitos, cálculos e exemplos, que mostram como aplicar o conteúdo estudado, de forma mais compreensível para o aluno. Assim, no trabalho são descritos conceitos e propriedades do plano cartesiano, do conceito de função, da definição de função afim, zero ou raiz de uma função afim, do crescimento e decrescimento de uma função afim, do gráfico de uma função afim e relações entre função afim, geometria e proporcionalidade. Buscando consolidar esse estudo desenvolvido, apresentamos no final do trabalho uma proposta de atividades a serem realizadas em sala de aula, que contemplam o estudo da função afim, de maneira simples e prazerosa.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910