UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NO O ENSINO MÉDIO

Nome: JANE RODRIGUES TRINDADE DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉA GOMES GUIMARÃES Examinador Externo
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA Examinador Interno
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver a prática matemática apresentando o tema matrizes de modo tal que o aluno desenvolva o saber matemático e consiga responder aquela pergunta pragmática “pra quê se aprende isto?”
Sabe-se que o tema apresentado não tem uma abordagem anterior ao segundo ano do Ensino Médio, sendo a noção intuitiva de matrizes vista superficialmente na análise e construção de tabelas. Esse fato gera grande dificuldade de compreensão por parte dos alunos, que não conseguem relacionar o estudo com situações práticas. Nosso alvo aqui será concretizar a teoria através de situações-problemas do dia-a-dia.
Para tanto, organizamos o trabalho em uma sequência didática distribuída em aulas seguidas de quatro aplicações práticas, sendo abordados grafos, codificação, escalonamento e produto de matrizes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910