MÚLTIPLOS APRENDIZADOS NO ENSINO DE FRAÇÕES E
NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome: GEYSON SUZANO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/05/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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MOACIR ROSADO FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Examinador Interno |
FIDELIS ZANETTI DE CASTRO | Examinador Externo |
MOACIR ROSADO FILHO | Orientador |
Resumo: A proposta deste trabalho é fazer o resgate do ensino de fração na Educação Básica.
A ideia inicial é fazer um histórico sobre fração e números decimais, identificando
quando e como surgiram os primeiros registros e a partir de qual necessidade foram
introduzidos nas sociedades.
A partir daí, será feita uma apresentação sobre o ensino de fração na atualidade e
como estão os índices relativos ao Brasil.
Para que se entenda este processo, será apresentado, neste trabalho, um diagnóstico
qualitativo feito com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª Fase)
sobre tempo de atuação, formação em Matemática e formação em frações e decimais,
entre outros.
Será feita uma análise de questionários específicos, aplicados para alunos de 5º ano
e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, com questões
específicas de modelos aplicados no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação
Básica) com os respectivos descritores dos conteúdos estudados. Em seguida, serão
discutidas as respostas dadas pelos alunos.
Consta também, neste trabalho, uma proposta de intervenção para o ensino de fração
com exercícios e discussões de possíveis soluções para facilitar o aprendizado do
conteúdo.