Uma Proposta para o Ensino-aprendizagem de Análise Combinatória na Perspectiva de Resolução de Problemas

Nome: MAXWEL SOARES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/07/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIA SCHAETZLE WROBEL Orientador
MARIA ALICE VEIGA FERREIRA DE SOUZA Examinador Externo
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Examinador Interno

Resumo: Sabendo da importância da análise combinatória como um dos conteúdos básicos de Matemática do ensino médio, propomos uma sequência didática pautada no ensino desse conteúdo na perspectiva de resolução de problemas. A partir do princípio aditivo e do princípio multiplicativo, juntamente com o uso do raciocínio lógico, aplicamos estratégias diferenciadas para a resolução dos mais variados tipos de problemas de contagem. Descrevemos toda a teoria básica da análise combinatória, sempre tomando como ponto de partida um problema motivador. Desta forma, buscamos tornar o estudo da análise combinatória muito mais interessante e atrativo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910