EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA
PRÁTICA NA ESCOLA
Nome: EDUARDO CORRÊA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 03/08/2018
Banca:
Nome | Papel |
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DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA | Orientador |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
Resumo: Devido à grande demanda de conhecimento sobre educação financeira, essa dissertação tem
como objetivo treinar formadores em educação financeira na escola , já que seria o melhor
,momento para iniciar essa prática, o mais cedo possível. Com a pluralidade de conhecimento que
o tema requer, debateremos aqui assuntos como as técnicas de planejamento, sustentabilidade,
no âmbito pessoal e global, econômica, finanças na formação de consumidores sustentáveis e
conscientes, pela visão de matemáticos e profissionais da administração, economia e contábeis
sobre a matemática financeira, unidos em um só trabalho. Em quatro capítulos, iremos abordar
os conceitos necessários para gerar suporte teórico para a educação financeira, trazendo uma
linguagem diferenciada dos livros utilizados, valorizando a matemática nas construções das
fórmulas e deixando de ser apenas um ato mecânico, porém sem esquecer das otimizações para as
resoluções dos cálculos feitos por tais livros. Uniremos a lógica da matemática e à compreensão
do prazer da compra, dos movimentos da economia ao mercado, e nos posicionaremos como
educadores financeiros,propondo uma atividade onde o professor poderá trabalhar com os
alunos em sala, confrontando com os problemas do seu cotidiano. Deve-se ressaltar que em
nenhum momento as ponderações aqui apresentadas serão ideias únicas e absolutas, haja
vista que a educação financeira não é estática, devido as variáveis humanas não mensuráveis
matematicamente, tais como anseios, desejos, prazeres e felicidade, etc. Conheceremos a OCDE
(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e entenderemos a relação
dela com os países associado, e assim como e compreender que a partir desse trabalho, no
Brasil surge como uma ação de políticas pública a ENEF (Estratégia Nacional de Educação
Financeira), para educação financeira, que teve com um de seus passos a criação do projeto
piloto da Educação Financeira nas Escola.