Ensino de Geometria e Perspectiva: Um Olhar pelas Fotografias
Nome: LENISE JÚLIA FASSINI DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 06/09/2018
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
JULIA SCHAETZLE WROBEL | Orientador |
MARIA ALICE VEIGA FERREIRA DE SOUZA | Examinador Externo |
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO | Examinador Interno |
Resumo: Essa pesquisa traz elementos da Geometria Projetiva para uma sala de aula do 3º ano do
Ensino Médio, através de fotografias e arte. Para isso, apresentamos um relato histórico do
surgimento da Geometria Projetiva, a partir do 5° postulado de Euclides e suas mais variadas
tentativas de demonstrá-lo, passando pelas proposições de novos conceitos geométricos, até
chegar à formalização desta e de outras geometrias. Também destacamos ponderações em
documentos oficiais sobre o ensino de uma nova geometria para os alunos da educação básica
da rede estadual do Espírito Santo (ES). Aplicamos a sequência didática em uma escola
estadual do ES e analisamos os impactos na aprendizagem dos alunos, concluindo que a
discussão na sala de aula e a produção artística própria dos alunos pode ter facilitado a
compreensão dos entes matemáticos trabalhados nas aulas.