O Software X-LOGO no Ensino e Aprendizado de Matemática
Nome: CARLOS WILSON PIMENTA FERMIANO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/05/2018
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Orientador |
MOACIR ROSADO FILHO | Coorientador |
Resumo: Esta dissertação aborda temas ligados à prática da informática na educação, interpretação e produção de comandos que relacionam a lógica de programação com conteúdos matemáticos. Fizemos uma discussão sobre a importância da informática na educação e os benefícios que podem trazer para as aulas, se usada adequadamente. Abordamos o software X-LOGO, suas potencialidades, limitação e alguns cuidados que devemos tomar
ao utilizá-lo nas aulas de Matemática. Fizemos conjecturas de modelos matemáticos no programa e justificamos alguns resultados encontrados. Trabalhamos as primitivas e comandos deste software com procedimentos lógicos que fizemos. Criamos procedimentos lógicos que somam números ímpares; somam números naturais; identificam se um número natural é ou não primo através dos seus divisores; também criamos procedimentos que
usam o Método de Heron para aproximar raízes quadradas; que constroem polígonos regulares através da recursividade; que calculam o MDC de dois números utilizando o Algoritmo de Euclides; geram números palíndromos (capícuas) também por algoritmo recursivo; identificam as Desigualdades das Médias num círculo de raio qualquer. Também utilizamos o programa para estudar a Desigualdade Triangular, a partir de conjecturas o mesmo ocorreu com os Círculos Tangentes de Ford. Alguns dos temas nós tratamos com uma atenção especial, trabalhando mais exemplos, fazendo provas das conjecturas
utilizando o Princípio da Indução Matemática para justificar.