Função Caótica na Linguagem de Ensino Médio
Nome: ALINE FUZARO LOPES MEZADRI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/09/2019
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLAUDIA ALESSANDRA COSTA DE ARAUJO LORENZONI | Examinador Externo |
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA | Orientador |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa visa propor uma apresentação do que é função caótica
numa linguagem acessível aos alunos do ensino médio. A Base Nacional Curricular
Comum (BNCC) do Ensino Médio, aprovada em 4 de dezembro de 2018, afirma
que, dentre algumas competências que os alunos necessitam desenvolver ao longo
da vida escolar, está a de saber manipular conceitos e procedimentos matemáticos,
trazendo a matemática para aplicações mais próximas da realidade. Tendo por base
que algumas funções são utópicas e que dificilmente encontrar-se-ia na prática,
decidiu-se, então, apresentar para professores do ensino médio, um tipo de função
que vem sendo cada dia mais utilizada, desde a quantificação de poluentes no ar à
em estabilidade de plataformas petrolíferas e até mesmo em estudos de problemas
cardíacos, a função caótica.