A Resolução de Problemas como uma Proposta de Ensino de Análise Combinatória
Nome: JHEIMYS BEZERRA BASSANI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/12/2019
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Examinador Interno |
FABIANA MAGDA GARCIA PAPANI | Examinador Externo |
MOACIR ROSADO FILHO | Orientador |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar formas que facilitem o ensino e aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas, buscando-se soluções amplas e sequenciais. Inicia-se com a ideia intuitiva de contagem, que será complementada, em seguida, com os princípios fundamentais da adição e multiplicação. Após, são apresentados os conceitos de permutação simples, circular, com elementos repetidos e caótica. Abordaremos, também, a combinação simples, completa e os lemas de Kaplansky, estudando os principais problemas de combinação. Os problemas propostos nos capítulo foram selecionados de forma que fosse possível complementar a parte teórica - comumente omitida - e evidenciar técnicas alternativas de solução, como as de contagem por inclusão-exclusão e recorrência, orientadas sempre para a busca de soluções que promovam o raciocínio lógico e não o uso de fórmulas.