A Resolução de Problemas como uma Proposta de Ensino de Análise Combinatória

Nome: JHEIMYS BEZERRA BASSANI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/12/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Examinador Interno
FABIANA MAGDA GARCIA PAPANI Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar formas que facilitem o ensino e aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas, buscando-se soluções amplas e sequenciais. Inicia-se com a ideia intuitiva de contagem, que será complementada, em seguida, com os princípios fundamentais da adição e multiplicação. Após, são apresentados os conceitos de permutação simples, circular, com elementos repetidos e caótica. Abordaremos, também, a combinação simples, completa e os lemas de Kaplansky, estudando os principais problemas de combinação. Os problemas propostos nos capítulo foram selecionados de forma que fosse possível complementar a parte teórica - comumente omitida - e evidenciar técnicas alternativas de solução, como as de contagem por inclusão-exclusão e recorrência, orientadas sempre para a busca de soluções que promovam o raciocínio lógico e não o uso de fórmulas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910