O Uso de Dígitos Verificadores e de Códigos Corretores de Erros no Ensino Básico de Matemática

Nome: DIEGO PAULI DE PAULA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/04/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Examinador Interno
ELEONESIO STREY Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Nesta dissertação, tivemos como objetivo apresentar os códigos verificadores e os códigos corretores de erros na educação básica, em especial o código de Hamming e sua relação com as matrizes, o que inclui alguns exemplos de suas funções no cotidiano. Defendemos que a baixa aplicabilidade do ensino de Matemática no dia a dia leva ao desinteresse dos alunos pela disciplina e que a intervenção didática por meio do uso dos dígitos verificadores e dos códigos corretores de erros, por outro lado, gera um maior interesse. Além da pesquisa bibliográfica, para comprovar nossa hipótese, elaboramos uma sequência didática aplicada em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Santa Teresa, Espírito Santo. Para envolver os alunos e repensar o ensino tradicional, foi realizado um trabalho de contextualização e desenvolvimento do tema, no qual os discentes se tornavam parte ativa do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, este trabalho fomenta a reflexão sobre os atuais modelos de educação e o baixo desempenho dos alunos em Matemática.

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