Uma Proposta de Ensino dos Números Inteiros Baseada na Resolução de Problemas

Nome: CYBELLE PASSOS BEZERRA LARA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/10/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Examinador Interno
FÁBIO CORRÊA DE CASTRO Orientador
WANDERLEY MOURA REZENDE Examinador Externo

Resumo: A observação da defasagem matemática dos alunos motivou a busca de uma metodologia de ensino que aumentasse a eficiência do aprendizado. Por conseguinte, esse trabalho tem por objetivo demonstrar os benefícios e a viabilidade do uso da metodologia de resolução de problemas no ensino dos números inteiros. Com esse intuito, a partir do estudo teórico da metodologia de resolução de problemas, elaborou-se cinco atividades com o propósito de auxiliar o professor da escola básica na utilização dessa metodologia. A primeira atividade tem o objetivo de introduzir os números inteiros como ampliação dos números naturais, trabalhar a ideia de número oposto e evidenciar que o zero ganha um novo significado de referencial com a introdução de números inteiros. Nela, utilizou-se um recurso tecnológico para deixar o ensino mais atrativo. A segunda, terceira, quarta e quinta atividade têm o propósito de trabalhar as quatros operações com os números inteiros. Com esse fim, foram utilizados dois modelos manipulativos: a reta numérica com setas e o modelo de duas cores. Almejando o mesmo propósito, explorou-se o uso do livro didático no contexto do ensino de números inteiros com e sem essa metodologia, bem como o quanto a licenciatura em matemática capacita os professores para o ensino da matemática por meio dessas metodologias. Como resultado, observou-se que a metodologia traz uma gama de vantagens ao ensino da matemática, dentre elas: desenvolver a confiança e o potencial no aluno quanto a sua capacidade de fazer matemática, já que ela é mais prazerosa para o discente e o docente e concentra a atenção dos alunos sobre as ideias e dá sentido às mesmas, assim, a formalização dos conceitos e teorias matemáticas feita pelo professor passa a fazer mais sentido para os alunos. A análise dos livros didáticos mostrou que esse é um bom instrumento na técnica de ensino Estudo Dirigido, porém precisa de adaptações para serem utilizados na metodologia de resolução de problemas. O livro didático tem seu lugar no modo de ensino de matemática ppara resolver problemas e na abordagem de ensinar por meio de resoluções de problemas, como fonte de problemas, mas o professor deve fazer algumas adaptações. Além disso, acredita-se que mudanças que aproximem pedagogia de conteúdo matemático durante a formação do professor contribuirão para a melhoria do ensino de matemática no país, uma vez que a sua desassociação leva a um professor menos capaz de entender o processo de aprendizado e, portanto, com dificuldade de estimulá-lo, e também menos instruído quanto ao uso de metodologias, como a de resolução de problemas, e modelos que podem ser usados no ensino. Em suma, a utilização da metodologia de resolução de problemas não só atende ao propósito de melhorar a proficiência em matemática dos alunos na escola b´asica devido à sua eficiência como também torna o ensino e aprendizado mais prazeroso para docente e discente.

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