Um Estudo sobre Raízes de Equações no Ensino Básico: Aplicando Teorias Numéricas através de Planilhas Eletrônicas
Nome: JOÃO MAJONI NETO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/12/2021
Banca:
Nome | Papel |
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FIDELIS ZANETTI DE CASTRO | Examinador Externo |
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO | Orientador |
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER | Examinador Interno |
Resumo: Historicamente, a matemática sempre andou lado a lado com o desenvolvimento da humanidade, indo desde a simples tarefa de contar, até aos recursos tecnológicos que temos hoje. Por esse motivos, as novas diretrizes educacionais, organizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trazem como uma das competências específicas de matemática Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
Partindo desta relação, este trabalho foi desenvolvido para mostrar como parte destas tecnologias, em particular as planilhas eletrônicas, podem ser utilizadas para tirar o estudo das equações dos métodos convencionais para o ensino básico, através dos princípios do cálculo numérico.
Para esta empreitada, primeiro faremos uma breve análise do caminhar das diretrizes educacionais, e como elas tratavam o ensino da matemática. Em seguida, olharemos para uma pequena parte da história da matemática, focando no avanço dos estudos sobre os números, sobre as equações e sobre os métodos numéricos de aproximação. Em seguida, falaremos sobre o ensino dos conjuntos numéricos e das equações no ensino básico, fazendo em sequência, a definição de número real. Antes da introdução dos métodos numéricos, daremos uma breve apresentação sobre as planilhas eletrônicas, mostrando sua estrutura, os comandos e funções necessárias para a sua aplicação. Finalizando com as sugestões de utilização, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental II, até o 3º ano do Ensino Médio.