A Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Erros que Alunos mais Cometem

Nome: KISSYLLA CHRISTINA MEDEIROS GORINI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JORGE HENRIQUE GUALANDI Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Examinador Interno

Resumo: A pesquisa realizada neste trabalho remete a uma busca por reflexões e propostas de soluções para minimizar a problemática dos erros cometidos pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental durante o processo de ensino-aprendizagem da unidade temática Álgebra em meio a transição da aritmética para a matemática alg´ebrica. Para compreender o ensino da Algebra atualmente, fez-se necessário desenvolver um estudo histórico sobre como a Álgebra surgiu pela primeira vez, assim como as influências sofridas ao longo dos anos, inclusive pelas reformas ocorridas a partir de 1970 e os modelos atuais pautados, inicialmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) que recentemente foi substituído pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018).
Este trabalho foi desenvolvido com base em uma metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. Para tal foi utilizada atividades lúdicas que pudessem proporcionar um mapeamento dos erros que os alunos mais cometem. A maioria dos discentes demonstrou dificuldades na construção das expressões algébricas. Observou-se, ainda, em diversos estudos, o sentimento de incapacidade de se reconhecer como um indivíduo com potencial para aprender matemática. O estudo auxiliar contribuiu para reflexão sobre a importância da utilização de métodos lúdicos e planos de aula que viabilizassem a melhoria do processo de construção do pensamento algébrico.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910