Explorando o Tangram como Recurso Didático: Reflexão sobre uma Prática em Sala de Aula

Nome: MARCIA ANDREIA BICALHO PERES ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/03/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Orientador
WALTER TEÓFILO HUARACA VARGAS Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação é o relato e análise de uma prática docente em sala de aula para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, ocorrida de fevereiro a agosto de 2021, sendo o período inicial mpliado de duas semanas a seis meses, em razão das condições desfavoráveis em decorrência da Pandemia de COVID-19. A proposta didática refere-se à revisão dos conteúdos área e perímetro, temas essenciais para abordar assuntos do 9° ano, utilizando o jogo do Tangram como recurso didático e avaliando seu uso como possível potencializador do processo de ensino-aprendizagem desses tópicos. A pesquisa compreende as etapas: aplicação e análise estatística de uma avaliação diagnóstica ou de entrada; planejamento e execução de uma sequência didática utilizando o jogo de quebra cabeças Tangram como principal recurso pedagógico; aplicação e análise estatística de uma avaliação de aprendizagem ou de saída; e análise comparativa entre as avaliações diagnóstica e de aprendizagem.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910