A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICO-MANIPULATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA FACILITAR O APRENDIZADO DAS OPERAÇÕES COM
NÚMEROS RACIONAIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Nome: JOGLICIA GONORING RODRIGUES FREIMAN
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO | Orientador |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
PAULO ROBERTO PREZOTTI FILHO | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho tem o intuito de auxiliar o professor de matemática da rede Estadual do Ensino Fundamental e Médio, nas séries de 7o ano à 1o ano do ensino médio, à utilização de recursos lúdicos manipulativos como apoio e metodologia de ensino da matemática, especificamente, em operações com números racionais. Desenvolvemos na disciplina de eletiva, com tema jogos educativos, do 2o trimestre, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alice Holzmeister no ano de 2022, atividades que despertam o interesse do aluno e busca facilitar o aprendizado de conteúdos necessários para o desenvolvimento do ensino da matemática, como os números racionais e suas operações. Dentre esses recursos teremos o jogo da memória no qual trabalhamos expressões numéricas envolvendo radicais, potências com expoente natural, e operações com números inteiros; Jogo de trilha racional, onde trabalhamos operações básicas com números racionais, reconhecimento de representações decimais dos números racionais como extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos e reconhecer as diferentes representações de um número racional; Roleta da potenciação no qual desenvolvemos os conceitos de potências de números racionais com expoentes inteiros; Quebra cabeça de frações que relaciona frações equivalentes e suas representações geométricas, assim como as frações impróprias associando a representação geométrica à soma da parte inteira com a parte
fracionária e consequentemente ao número misto. O material produzido será disponibilizado para os professores de matemática da escola para auxiliar nas aulas.