A Modelagem Matemática Como Estratégia Facilitadora no Processo de Ensino-aprendizagem de Áreas e Perímetros de Figuras Planas na Rede Estadual de Ensino

Nome: RHUANA CARLA MAURI ZEFERINO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Examinador Interno
MOACIR ROSADO FILHO Orientador
PAULO ROBERTO PREZOTTI FILHO Examinador Externo

Resumo: Este trabalho fala sobre a influência da modelagem matemática no processo de ensino aprendizagem de matemática nas séries do ensino fundamental, ensino médio e Educação de jovens e adultos (EJA). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também são relacionados à proposta da modelagem matemática como ferramenta neste processo. São abordados, através de investigação e embasamento teórico os aspectos do “fazer matemática” no contexto escolar. O trabalho relata também uma aplicação da modelagem matemática como estratégia de ensino aprendizagem de perímetro e áreas de figuras planas de forma contextualizada. Esta aplicação da modelagem ocorreu com os educandos da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ilda Ferreira da Fonseca Martins. Através de atividades práticas, construção da planta baixa da escola, os educandos aplicaram os conteúdos em situações do cotidiano, o que despertou interesse e curiosidade pelo aprendizado, oportunizando um aprendizado significativo e ao mesmo tempo fortaleceu os laços afetivos entre educador e educandos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910