Do terror ao encanto: A trajetória de (Re)Constituição de um Professor de Matemática da Educação Básica

Nome: GIOVANI PRÖSCHOLDT

Data de publicação: 22/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO CORREA DE CASTRO Orientador

Resumo: “Do terror ao encanto" é uma expressão que pode ser usada para descrever a mudança de uma experiência negativa para uma positiva. No contexto de um professor de matemática, isso pode significar a transformação de uma disciplina que muitos estudantes consideram difícil e assustadora em algo interessante e até mesmo fascinante. Por isso, este trabalho apresenta a trajetória de (re)constituição de um professor de matemática da educação básica em sua jornada profissional, desde as primeiras experiências na sala de aula até a consolidação de sua prática pedagógica. Com o objetivo de compreender os desafios e as superações vivenciadas durante o processo de formação e atuação docente, foram realizadas reflexões a partir de relatos pessoais, relatos de gestores, relatos de ex-alunos e colegas de profissão, além também do referencial teórico construído acerca de renomados autores. A pesquisa aponta para a importância da formação continuada e do desenvolvimento de habilidades para o sucesso na carreira docente. Portanto, através deste trabalho pode-se concluir que todas as práticas em sala de aula estão em constantes mudanças e devem caminhar para a desconstrução do pré-conceito que cerca a matemática.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910