TEOREMA DA DIVISÃO EUCLIDIANA: RETOMANDO CONCEITOS NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Nome: LILIAN CRISTINA RODRIGUES SARMENTO

Data de publicação: 26/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUZIA DA COSTA TONON MARTARELLI Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Presidente

Resumo: Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta didática voltada ao primeiro ano do Ensino Médio, com ênfase no Teorema da Divisão Euclidiana como ponto de partida. A proposta tem por finalidade consolidar e ampliar a compreensão
dessa operação fundamental, explorando suas implicações em tópicos como Sistemas de Numeração, Máximo Divisor Comum (MDC), Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Divisibilidade, integrantes do currículo do Ensino Fundamental. Além disso, introduz conceitos mais avançados de forma acessível, como o Lema dos Restos e o Algoritmo de Euclides, que ajudam no desenvolvimento da argumentação matemática e de habilidades analíticas que são úteis em todas as áreas da vida.
Para atingir esses objetivos, realizou-se uma análise do conhecimento prévio sobre o tema por parte dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Olímpio Cunha, localizada no Espírito Santo, bem como um estudo desses conteúdos e de temas correlatos nas duas últimas coleções de livros didáticos de Matemática, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizadas pelos professores e estudantes dessa escola no período de 2017 a 2023. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foi consultada para avaliar a inclusão e profundidade desses tópicos no currículo escolar. Com base nesta pesquisa, propõe-se uma sequência didática investigativa, focada na resolução de problemas e enriquecida pelo uso de recursos tecnológicos e históricos, com o intuito de despertar o interesse dos alunos pelo assunto e desenvolver habilidades como autonomia, tomada de decisões, análise de informações, experimentação de ideias, elaboração de argumentos e verificação de conclusões. Após a implementação da sequência didática, os alunos foram submetidos a um exame final para comparar os resultados com a avaliação diagnóstica, demonstrando o progresso dos alunos e a eficácia das estratégias pedagógicas empregadas neste estudo.

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