O desempenho dos capixabas na OBMEP e as contribuições do Matemática na Rede para o Ensino de Matemática no Espírito Santo

Nome: WELLINGTON ROSA DE AZEVEDO

Data de publicação: 29/01/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO JULIO DA SILVA VALENTIM Orientador

Resumo: Desde quando começou no Brasil, as olimpíadas de Matemática têm um papel fundamental no estímulo do estudo da Matemática entre os estudantes, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas de ensino dos professores, na melhoria do Ensino de Matemática e na descoberta de jovens talentos. E neste trabalho, apresentamos as olimpíadas de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e o Programa Matemática na Rede como ferramentas que tem objetivos em comum. Tais como: incentivar o estudo de Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática nas escolas, buscar a integração da universidade com a comunidade escolar e com professores de Matemática e descobrir novos talentos nessa área. Vamos apresentar também que a participação e o engajamento dos estudantes têm dado resultados relevantes na OBMEP, por meio da análise dos dados da OBMEP e de uma pesquisa aplicada para estudantes capixabas que avaliaram a importância do Programa Matemática na Rede para o Ensino de Matemática. Por fim, apresentaremos uma noção de Estatística Descritiva e Probabilidade importante para auxiliar na escrita, na coleta de informações e na análise de dados, permitindo encontrar evidências que o Matemática na Rede tem contribuído para os resultados positivos dos estudantes na OBMEP e na melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática no Espírito Santo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910