Simulação de Aplicações Financeiras: Relato de Experiência com Uso da Inter-relação entre Temas no Ensino Médio
Nome: GEORGE AMORIM TEIXEIRA
Data de publicação: 15/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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FABIO CORREA DE CASTRO | Orientador |
Resumo: O presente trabalho visa simular, em turmas do ensino médio, a realização de aplicações financeiras com dados reais do mercado financeiro. A etapa de execução relaciona dois grupos de temas da matemática do ensino médio, os quais são: função afim, progressão aritmética e juros simples; e função exponencial, progressão geométrica e juros compostos. O estudante é convidado a participar de uma etapa do processo de ensino-aprendizagem que apresenta uma sequência direcionada e envolvente de atividades e aulas referentes a conteúdos distintos, mas relacionados. A inter-relação entre esses grupos de conteúdos é apresentada por meio de metodologias ativas de ensino e indispensável para a aquisição das habilidades e conhecimentos considerados necessários para a realização adequada de aplicações financeiras. Ocorre na etapa final a experiência prática da simulação de aplicações financeiras em produtos de renda fixa disponíveis no mercado. O relato da experiência em turmas do ensino médio, de resultado considerado satisfatório, é destacado e apresentado como principal produto final. O roteiro de aulas sugerido e disponibilizado poderá ser aplicado ou adaptado a realidades escolares diversas.