Uso do jogo de tabuleiro Ritmomachia no ensino de matemática

Nome: CÉSAR AGUIAR FORNACIARI

Data de publicação: 19/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALCEBIADES DAL COL JUNIOR Presidente
CAMILO CAMPANA Examinador Externo
FABIO CORREA DE CASTRO Examinador Interno

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo de tabuleiro, chamado Ritmomachia, como ferramenta pedagógica a ser usada pelos professores de matemática para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. É importante ressaltar que este jogo, o Ritmomachia, trabalha diretamente as quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão, indispensáveis em qualquer fase de aprendizado dos alunos. A proposta deste trabalho é criar cenários onde os alunos possam, além de aprender matemática de uma forma divertida, serem estimulados, através dos desafios proporcionados pelo jogo, a assumirem uma postura ativa em seu processo de aprender. O Ritmomachia é um jogo muito rico no que diz respeito à quantidade de conteúdos matemáticos que podem ser abordados. Nesta dissertação, nós focaremos em apresentar sua utilização para o ensino de Progressões no Ensino Médio.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910