Contribuições do uso do GeoGebra para o estudo de Funções Quadráticas no Ensino Médio
Nome: ANA CAROLINA DE CARVALHO SILVA
Data de publicação: 23/01/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FABIO JULIO DA SILVA VALENTIM | Examinador Interno |
PEDRO MATOS DA SILVA | Examinador Externo |
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER | Presidente |
Resumo: O presente estudo visa analisar as contribuições do uso do GeoGebra no Ensino de Funções Quadráticas para os alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública, uma vez que a compreensão do conteúdo é um desafio na trajetória escolar dos estudantes do segmento em questão. O trabalho perpassa pela importância do uso de tecnologias digitais na educação e por sua presença nos currículos educacionais, pela teorização da função quadrática, pela apresentação dos procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa e pela aplicabilidade do GeoGebra nas atividades realizadas, seguidas de seus resultados e avaliações dos alunos por meio de um questionário. A pesquisa mostrou que o uso do software GeoGebra, quando empregado de maneira apropriada e planejada, pode estimular a curiosidade dos alunos, promovendo a investigação e compreensão efetiva dos conceitos matemáticos. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a utilização do GeoGebra contribui para o melhor entendimento do conceito de função quadrática e de seus gráficos, por meio da prática e da tecnologia.