Apropriação do Pensamento Computacional e da Robótica Educacional para um Currículo Alinhado às Novas Tendências em Tecnologias Educacionais

Nome: MARCIO PETERS

Data de publicação: 15/06/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO CORREA DE CASTRO Orientador

Resumo: Com base na BNCC, o objetivo deste trabalho é fomentar a robótica educacional e o pensamento computacional no ensino de Matemática. Considerando a ausência do tema no Currículo do ES, para fomentar a prática do tema, com base em especialistas, propomos atividades relevantes que vão auxiliar os professores em seu trabalho, dentro e fora de sala de aula. Para este fim, criamos uma série de seis circuitos compostos por oficinas. Em sequência, os circuitos abordam temas como o uso do “X Logo”, Code.org, Tinkercad, Arduino, “App Inventor” e atividades de computação desplugadas, para o caso do não acesso a computador ou similares. Isto culminou em uma formação de profissionais da educação em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910