PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÕES

Nome: JACQUELINE CARVALHO LOPES

Data de publicação: 24/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FIDELIS ZANETTI DE CASTRO Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Presidente
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Examinador Interno

Resumo: Este documento propõe uma sequência didática como uma estratégia para revisar o conteúdo sobre frações, direcionada às séries finais do Ensino Fundamental II, especialmente à luz dos impactos da pandemia de COVID-19. Esta proposta pode ser usada tanto para revisar o conteúdo perdido durante o período de ensino remoto quanto para introduzir o tema aos alunos. A experiência de retornar às aulas, após mais de um ano, destacou a lacuna e limitação de conteúdo transmitido remotamente, além daqueles que não foram abordados devido ao tempo limitado e ao distanciamento social imposto pela pandemia. Mesmo com os esforços dos professores em transmitir o máximo de conteúdo de forma eficiente, percebeu-se que não foi suficiente para garantir uma continuidade adequada da aprendizagem. Diante desse cenário, os professores enfrentam o desafio de ensinar uma quantidade significativa de conteúdo em um curto período de tempo, com o objetivo de reduzir essa lacuna para que os alunos possam progredir nos anos escolares subsequentes com mais confiança em sua aprendizagem. Portanto, propõe-se esta sequência didática focada no ensino de frações nas séries finais. Aprender frações é essencial por várias razões. Em primeiro lugar, as frações são fundamentais para entender e representar partes de um todo com precisão, sendo úteis em situações cotidianas e em áreas como matemática, ciências e engenharia. Além disso, entender frações desenvolve habilidades de raciocínio e resolução de problemas, exigindo análise, reconhecimento de padrões e aplicação de estratégias de resolução de problemas. Nesta sequência didática, propõe-se um método fundamental de ensino de frações, com o objetivo de capacitar os alunos a entenderem esses conceitos de forma autônoma. O processo educacional abordará interpretações conceituais de frações, operações básicas, resolução de problemas e estratégias de ensino lúdicas, visando promover uma aprendizagem eficaz e duradoura.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910