UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
Nome: VICTOR JOSÉ DIAS RAMOS
Data de publicação: 28/06/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ETERELDES GONCALVES JUNIOR | Presidente |
MILTON EDWIN COBO CORTES | Examinador Interno |
RAMON TEODORO DO PRADO | Examinador Externo |
Resumo: Progressões Aritméticas e Geométricas são, de forma generalizada, sequências finitas ou infinitas de números estabelecidos através de uma razão. Esses conteúdos, de acordo com a BNCC (Brasil, 2018), são abordados em todas as séries do Ensino Médio, com ênfase no 2º ano do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa escolhida foi qualitativa descritiva aplicada, e os métodos para coleta de dados foram pesquisa documental e levantamento de dados. Esta dissertação visa pesquisar sobre ensino híbrido e metodologias ativas, enfatizando e aprofundando na subcategoria Sala de Aula Invertida, investigando como essa modalidade de ensino pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de progressões aritméticas e geométricas. Além disso, propõe-se o questionamento do aluno sobre sua atuação passiva (muito comum na maioria das escolas atuais) a fim de torná-lo construtor de seu processo de aprendizagem, permitindo um maior interesse na turma como um todo, fazendo com que os estudantes se tornem mais participativos. Já em se tratando do professor, a proposta é que ele tenha um conceito mais inovador, podendo explorar as habilidades dos alunos e assuma uma função de facilitador e orientador. Os resultados mostraram que a utilização desses recursos teve um caráter motivador nos discentes, proporcionando aulas mais atrativas e dinâmicas.