O Ensino de Frações nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Nome: DANIELE TOUZA MIGUEL

Data de publicação: 27/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Presidente
GISELLE RIBEIRO DE AZEREDO SILVA STREY Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno

Resumo: Sabemos o quanto a Matemática é importante em nosso dia a dia. São diversas situações do cotidiano em que precisamos de seus conceitos e aplicações. Na formação básica do estudante o conhecimento matemático também se torna fundamental para seu desempenho acadêmico. Porém, como docentes e profissionais em constante contato com alunos do Ensino Fundamental, observamos alguns temas importantes que são de difícil compreensão por parte dos alunos e, também, desafiador para o ensino por parte do professor. Um desses grandes desafios da sala de aula é o ensino e aprendizagem de frações no Ensino Fundamental, que é o período escolar em que os alunos devem criar uma base mais forte sobre este conteúdo. Diante disso, este trabalho se desenvolveu através de um estudo mais aprofundado sobre números racionais, observando as principais dificuldades relacionadas ao ensino e aprendizagem de frações e o que a BNCC nos orienta a respeito do tema, buscando uma alternativa que auxilie o professor em sala de aula a desenvolver este conteúdo. Propomos aqui a utilização de alguns jogos que darão suporte ao professor em seu trabalho em sala de aula.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910