UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MMC E MDC NO ENSINO MÉDIO
Nome: JEGIANE CARLA FAVORETO MARIANO
Data de publicação: 25/07/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
NAPOLEÓN CARO TUESTA | Examinador Externo |
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO | Presidente |
Resumo: Este trabalho é constituído de uma sequência didática voltada para alunos da 1ª série do Ensino Médio, cujo propósito é consolidar o aprendizado do Máximo Divisor Comum (MDC) e do Mínimo Múltiplo Comum (MMC), tópicos abordados previamente no Ensino Fundamental que são essenciais para a introdução de novos conteúdos. Esta sequência, baseada na resolução de problemas, projeta a revisão do MDC e MMC e, ainda, a ampliação do conhecimento de tópicos relacionados a esses assuntos, que nem sempre são abordados no ensino básico, como o Algoritmo de Euclides e o Teorema Chinês dos Restos. Para atingir esses objetivos, é analisada a abordagem desses conteúdos em dois livros didáticos de Matemática utilizados no Ensino Fundamental e aplicada uma avaliação diagnóstica a duas turmas da 1ª série do Ensino Médio da EEEM Arnulpho Mattos, no município de Vitória (ES), visando determinar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos temas em estudo. Com base nisso, foram planejadas aulas de revisão de conteúdos e aplicada uma avaliação final para determinar os conhecimentos adquiridos pelos alunos após a revisão. Por fim, os dados coletados em ambas as avaliações foram analisados para verificar o progresso dos alunos e a eficácia da sequência didática.