Escrita Matemática: Desafios e Estratégias para Licenciandos e Professores
Nome: ELIZEU FERNANDES DOS SANTOS
Data de publicação: 12/09/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ALCEBIADES DAL COL JUNIOR | Examinador Interno |
CARLOS HENRIQUE ALEXANDRINO | Examinador Externo |
FABIO CORREA DE CASTRO | Presidente |
Resumo: Esta dissertação investiga as dificuldades enfrentadas por alunos de licenciatura em Matemática e professores da Educação Básica com a Escrita Matemática, uma competência essencial para a comunicação e argumentação de conceitos matemáticos. A pesquisa
abrangeu um estudo bibliográfico de dissertações do PROFMAT, análise de documentos normativos e avaliações internacionais, além de questionários aplicados a licenciandos, professores da Educação Básica, ao autor da dissertação e a um professor do PROFMAT. Uma atividade proposta demonstrou resultados positivos, na prática, destacando a importância do engajamento criativo. Encerramos com recomendações finais que incluem a aplicação prática da atividade, implementação de uma disciplina de TCC no PROFMAT e melhorias no método de busca do repositório de dissertações. Este estudo contribui significativamente para a compreensão e aprimoramento da Escrita Matemática, oferecendo estratégias práticas e dicas para a elaboração do TCC e melhoria da Escrita Matemática, tanto para alunos quanto para professores.