Escrita Matemática: Desafios e Estratégias para Licenciandos e Professores

Nome: ELIZEU FERNANDES DOS SANTOS

Data de publicação: 12/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALCEBIADES DAL COL JUNIOR Examinador Interno
CARLOS HENRIQUE ALEXANDRINO Examinador Externo
FABIO CORREA DE CASTRO Presidente

Resumo: Esta dissertação investiga as dificuldades enfrentadas por alunos de licenciatura em Matemática e professores da Educação Básica com a Escrita Matemática, uma competência essencial para a comunicação e argumentação de conceitos matemáticos. A pesquisa
abrangeu um estudo bibliográfico de dissertações do PROFMAT, análise de documentos normativos e avaliações internacionais, além de questionários aplicados a licenciandos, professores da Educação Básica, ao autor da dissertação e a um professor do PROFMAT. Uma atividade proposta demonstrou resultados positivos, na prática, destacando a importância do engajamento criativo. Encerramos com recomendações finais que incluem a aplicação prática da atividade, implementação de uma disciplina de TCC no PROFMAT e melhorias no método de busca do repositório de dissertações. Este estudo contribui significativamente para a compreensão e aprimoramento da Escrita Matemática, oferecendo estratégias práticas e dicas para a elaboração do TCC e melhoria da Escrita Matemática, tanto para alunos quanto para professores.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910