Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada

Nome: FABRÍCIO ALVES MACÊDO

Data de publicação: 03/10/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Presidente
FABIO JULIO DA SILVA VALENTIM Examinador Interno
MATEUS MENDES MAGELA Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de área e volume de prismas e pirâmides, utilizando o aplicativo Geogebra com realidade aumentada como ferramenta de apoio. O objetivo do estudo é explorar o potencial pedagógico da tecnologia no ensino de geometria espacial, buscando proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para estudantes do ensino médio. O trabalho inicia-se com uma revisão dos conceitos fundamentais de geometria espacial, incluindo definições de prismas, pirâmides e os cálculos de suas áreas e volumes. Em seguida, é detalhada a sequência didática desenvolvida, que foi aplicada aos alunos da segunda série do ensino médio. A sequência inclui atividades de construção e manipulação de sólidos geométricos utilizando o Geogebra, permitindo que os alunos visualizem e interajam com os objetos tridimensionais de maneira inovadora, facilitando a compreensão dos conceitos abrangentes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910