O ENSINO DA PROBABILIDADE COM FOCO NO ENEM
Nome: DARIOMAR CANO FERNANDES
Data de publicação: 05/12/2024
Banca:
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Papel |
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MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
PEDRO MATOS DA SILVA | Examinador Externo |
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER | Presidente |
Resumo: A probabilidade está presente no raciocínio humano ao longo de toda a vida, em eventos diversos: na perspectiva de se ganhar um prêmio, de se saber o sexo de um bebê, de haver sol ou chuva, dentre outros acontecimentos. A dúvida em relação a esses eventos vão ocorrer ou não desperta o interesse de todos os envolvidos e expectadores. O estudo da probabilidade, no Ensino Fundamental e Médio, traz fórmulas e regras para os cálculos usados para analisar essas probabilidades. Esta dissertação abrange essa temática, analisando a metodologia empregada no ensino desses cálculos, por contextualizar o conteúdo e observar a resolução de exemplos. A pesquisa foi feita tendo como base um grupo de 20 alunos que resolveu as questões propostas de Nível Médio que foram apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio e discutiu-se as dificuldades apresentadas, erros e acertos encontrados. A partir dessas discussões, foi feita uma intervenção utilizando alguns métodos de estudo como por exemplo: resolução de exercícios em pares, resolução por problemas em pares e times, para melhorar a performance nas avaliações desse ano. Comparando a avaliação diagnóstica, feita no início do processo com o simulado do ENEM ao final do mesmo, houve um número satisfatório de acertos. Os principais desvios ocorreram por descuido, erro de interpretação de texto e por nervosismo comum a muitas pessoas ao fazerem avaliações, principalmente, pelo tempo reduzido e pelo caráter classificatório. Em vista disso, percebeu-se a necessidade de um número maior de horas de treino e execução das atividades, para que os alunos tivessem mais segurança, pois, além de praticar os conteúdos, há também a necessidade de treinar e gerenciar a calma e a concentração.