UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH E O BINGO COMO RECURSO DE ENSINO DE PROBABILIDADE
Nome: DANIELA BRUM DE MATTOS
Data de publicação: 19/12/2024
Banca:
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Papel |
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ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Presidente |
GISELLE RIBEIRO DE AZEREDO SILVA STREY | Examinador Externo |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação investiga o jogo de bingo e o uso do software Scratch como plataforma para estudo do tema de probabilidade no ensino fundamental II, adotando uma abordagem quase-experimental com a aplicação de uma sequência didática. Inicialmente, a dissertação é fundamentada em um levantamento bibliográfico e embasamento teórico essencial para as etapas subsequentes. A estratégia de gamificação foi adotada como guia para as ações propostas na sequência didática. A avaliação elaborada foi aplicada em diferentes grupos, com e sem intervenção da sequência didática, os resultados foram analisados, comparados, e revelou o potencial do Scratch e do jogo de bingo como instrumentos auxiliares no ensino e aprendizagem da probabilidade. Concluiu-se, portanto, que a incorporação de tecnologias digitais em diversos conteúdos matemáticos, sem desconsiderar os métodos tradicionais, mas enriquecendo-os com novas possibilidades, pode promover uma experiência de ensino mais satisfatória para todos os envolvidos.