Do Algoritmo RSA à Sala de Aula: A Criptografia como Ferramenta de Ensino
Nome: LAÍS RAMOS PEREIRA DA SILVA
Data de publicação: 25/04/2025
Banca:
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Papel |
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ALCEBIADES DAL COL JUNIOR | Presidente |
FIDELIS ZANETTI DE CASTRO | Examinador Externo |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
Resumo: A criptografia RSA é baseada na dificuldade de decompor números compostos grandes em fatores primos. Sendo um tema relevante para o Ensino Médio, sua aplicação prática se conecta a conceitos fundamentais da matemática. Seu estudo explora tópicos como números primos, divisão euclidiana e propriedades de potência e desta forma, é promovido um aprendizado interdisciplinar entre a matemática e a computação. Em sala de aula, a abertura do assunto pode ser introduzida com a evolução histórica do assunto, de forma acessível elaborar exemplos simplificados que mostram a geração de chaves públicas e privadas, para o processo de codificação e decodificação de mensagens e simular troca de informações seguras entre alunos, para que eles possam compreender a importância da aritmética na proteção de dados no computador. Além disso, os componentes urriculares
abordados estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas, entre outros assuntos.