Estatística no Ensino Médio: Um guia didático com teoria, aplicações e práticas
Nome: DÉBORA SOUZA LUZ
Data de publicação: 28/07/2025
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO | Examinador Interno |
FABIO JULIO DA SILVA VALENTIM | Presidente |
PAULO ROBERTO PREZOTTI FILHO | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação dedica-se à elaboração de um manual de orientação didático-pedagógica para auxiliar professores no planejamento e desenvolvimento de aulas do componente curricular Estatística, inserido no itinerário formativo de Educação Financeira e Fiscal do Novo Ensino Médio, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo oficial do Estado do Espírito Santo. A pesquisa parte do reconhecimento das dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lidar com novos componentes curriculares para os quais, muitas vezes, não receberam formação específica. O trabalho analisa os fundamentos do ensino de Estatística na BNCC e propõe sugestões práticas alinhadas à realidade escolar, visando tornar a aprendizagem mais contextualizada e significativa. A utilização de dados locais do Espírito Santo é incorporada em diversas atividades e exemplos desenvolvidos, buscando contextualizar a aprendizagem e promover maior engajamento dos estudantes. Como contribuição, o material desenvolvido oferece subsídios teóricos e práticos para fortalecer a atuação docente, promovendo competências como
pensamento crítico e tomada de decisões fundamentadas.