INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ESTATÍSTICA

Nome: JHÉSSICA RODRIGUES LEITE

Data de publicação: 04/04/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALCEBIADES DAL COL JUNIOR Examinador Interno
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Presidente
TANIA MADELEINE BEGAZO VALDÍVIA Examinador Externo

Resumo: Os resultados desta pesquisa indicaram que a inserção da Matemática em contextos práticos pode ser um fator positivo para o processo de compreensão dos alunos. De fato, a literatura especializada apresenta um amplo conjunto de estudos que apontam para os benefícios da interdisciplinaridade como estratégia pedagógica para promover melhores resultados de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida e implementada de forma interdisciplinar pelos professores de Matemática e Educação Física, com o objetivo de investigar as vantagens do uso da interdisciplinaridade na promoção do ensino de Matemática. A pesquisa foi conduzida com 133 alunos do segundo ano do Ensino Médio, distribuídos em 6 turmas, que participaram voluntariamente. Antes do início das aulas de Estatística, foi aplicado um primeiro questionário aos alunos, visando identificar o conhecimento prévio dos estudantes, além de analisar suas opiniões e percepções em relação ao contexto histórico e às aplicações dos conteúdos abordados nas aulas de Matemática. Simultaneamente, a professora de Educação Física coletou e organizou dados antropométricos dos alunos, como altura e massa corporal, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, os estudantes, organizados em grupos, preencheram tabelas com os valores de IMC, elaboraram gráficos, calcularam médias e medidas de dispersão, além de compararem os dados obtidos. Posteriormente, foi aplicado um segundo questionário para verificar a compreensão dos alunos em relação ao cálculo do IMC e avaliar se passaram a compreender melhor como os conceitos de Estatística podem ser aplicados a outras áreas do conhecimento. Os resultados sugerem que estratégias pedagógicas baseadas na contextualização e na interdisciplinaridade podem contribuir positivamente para ampliar a percepção e o aprendizado dos alunos em relação à estatística.

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