A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Nome: GABRIELA LOUREIRO LOMONTE FARIA SANTOS

Data de publicação: 31/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORENCIO FERREIRA GUIMARAES FILHO Presidente
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES Examinador Externo
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Examinador Interno

Resumo: A resolução de problemas é uma habilidade que pode e precisa ser desenvolvida em todas as pessoas, pois ela pode ajudar a alcançar o sucesso tanto no meio profissional, tanto no meio acadêmico. Ao falar em resolução de problemas matemáticos, não se deve focar apenas em chegar em uma resposta final, e sim em identificar, analisar e criar estratégias. Involuntariamente, o potencial criativo, a criticidade e autonomia é desenvolvida juntamente. A matemática é uma das disciplinas com a maior rejeição entre os alunos do ensino médio, e, portanto, para entender um pouco sobre esse assunto foi feito uma pesquisa de campo utilizando a metodologia de resolução de problemas. Inicialmente, foi aplicado um questionário para saber quais eram as principais dificuldades na área. Após a análise do questionário, foram desenvolvidos problemas matemáticos utilizando dicas retiradas do livro “A arte de resolver problemas” de George Polya. Ao final, foi aplicado um segundo questionário com objetivo de saber se a metodologia de resolução de problemas tornou a matemática mais acessível aos alunos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910