Uma Abordagem da Teoria de Grafos no Ensino Médio

Nome: RONE MAURI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Examinador Interno
MOACIR ROSADO FILHO Orientador
SÉRGIO LUIZ SILVA Examinador Externo

Resumo: Este trabalho traz uma proposta para abordar a Teoria de Grafos, conteúdo que raramente é lecionado no ensino médio em escolas públicas, e objetiva trabalhar o tema através de resolução de problemas, oportunizando aos educandos a participação efetiva na construção de argumentos e desafiando-os a buscarem soluções, instigando a curiosidade e exigindo deles uma postura que os leva a tomarem decisões, favorecendo o surgimento de respostas criativas e desenvolvendo habilidades concernentes àquelas propostas no Currículo Básico Comum da rede estadual de ensino. Esta proposta traz dois capítulos, sendo o primeiro para introduzir o tema na 2ª série do ensino médio, e o segundo, para retomar conceitos já vistos no primeiro e introduzir novos conceitos aos alunos da 3ª série do ensino médio. Os dois capítulos são constituídos de problemas, tanto para introduzir conceitos e resultados quanto para aplicá-los, trazendo suas soluções e, em alguns casos, comentários dirigidos aos professores.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910