Resgate da Inserção das Noções Elementares do Cálculo (em Particular, das Noções de Limite) Durante o Ensino Médio

Nome: ALEXANDRE MAIA FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/04/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DUILIO TADEU DA CONCEIÇÃO JUNIOR Examinador Externo
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Orientador
JULIA SCHAETZLE WROBEL Examinador Interno

Resumo: Este trabalho é uma alternativa de retorno da abordagem de assuntos ligados ao Cálculo Diferencial e Integral, de forma intuitiva e construtiva, durante o Ensino Médio. O desenvolvimento desse material inicia com a realização de uma pesquisa histórica sobre a evolução do estudo de limite, derivada e integral, em seguida é feito um levantamento de dados entre professores e graduandos sobre os impactos (vantagens/desvantagens) que o resgate do repasse de ideais correlatas do Cálculo proporcionaria. Com o intuito de justificar a restauração proposta, foi realizado um mapeamento dos conteúdos que necessitam de enfoque de noções intuitivas do Cálculo nos principais livros didáticos utilizados tradicionalmente nas escolas capixabas públicas e particulares. Foi questionada entre professores a melhor série, a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o currículo básico, a existência de cursos de formação e material didático específico para realização de tal iniciativa assim como foi avaliada a situação em que é possível inserir tais conceitos sem causar danos e comprometimento ao ensino/aprendizagem dos alunos. Após a análise dos assuntos principais que requerem o uso de noções de Cálculo, de uma maneira geral, montou-se a proposta de sequencia didática com atividades, estratégias e metodologias desenvolvidas e apresentadas de maneira construtiva e intuitiva.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910