Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: um Estudo Com Alunos do
ensino Médio
Nome: VANILDA LOUREIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/04/2014
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO | Examinador Interno |
SILAS FANTIN | Examinador Externo |
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER | Orientador |
Resumo: O principal objetivo desta dissertação é investigar o fenômeno da dificuldade que muitos alunos do Ensino Médio apresentam na aprendizagem da Matemática. Para tanto opta por entender a opinião desses sujeitos acerca do problema. Discute um pouco sobre a influência que a motivação pode exercer na aprendizagem. Também discorre sobre a resolução de problemas e sobre a importância que essa metodologia pode alcançar durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Optando pela pesquisa qualitativa se vale do questionário como método de recolha de informações. Aponta que os alunos entendem que o problema não está apenas no método de ensino empregado pelo professor ou na natureza abstrata da própria Matemática. Dessa forma muitos dos sujeitos que contribuíram com a pesquisa apontam a falta de base em Matemática no Ensino Fundamental e a necessidade de decorar muitas fórmulas e regras como os principais motivos para a dificuldade dos alunos para aprender a Matemática na escola. Como sugestões os alunos que preencheram os questionários apontam principalmente para a necessidade do professor mudar o método de ensino, bem como a utilização de outros recursos e/ou de exploração de situações da vida cotidiana. Propõe que é necessária a realização de novos estudos não apenas no Ensino Médio para compreender melhor o problema, mas também no Ensino Fundamental.