UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES NO O ENSINO MÉDIO
Nome: JANE RODRIGUES TRINDADE DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/08/2017
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
MOACIR ROSADO FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANDRÉA GOMES GUIMARÃES | Examinador Externo |
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA | Examinador Interno |
MOACIR ROSADO FILHO | Orientador |
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver a prática matemática apresentando o tema matrizes de modo tal que o aluno desenvolva o saber matemático e consiga responder aquela pergunta pragmática pra quê se aprende isto?
Sabe-se que o tema apresentado não tem uma abordagem anterior ao segundo ano do Ensino Médio, sendo a noção intuitiva de matrizes vista superficialmente na análise e construção de tabelas. Esse fato gera grande dificuldade de compreensão por parte dos alunos, que não conseguem relacionar o estudo com situações práticas. Nosso alvo aqui será concretizar a teoria através de situações-problemas do dia-a-dia.
Para tanto, organizamos o trabalho em uma sequência didática distribuída em aulas seguidas de quatro aplicações práticas, sendo abordados grafos, codificação, escalonamento e produto de matrizes.