APLICAÇÕES DO SOFTWARE
GEOGEBRA AO ENSINO
DE FUNÇÕES

Nome: MARCELO PERES DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Examinador Interno
MOACIR ROSADO FILHO Orientador

Resumo: Esse trabalho consiste na apresentação de uma possibilidade para o ensino de funções
a partir de construções experimentais, utilizando o software GeoGebra para auxiliar a
construção, a visualização e a compreensão dos gráficos de algumas funções.
Apresentamos uma prática didática que traz atividades nas quais os estudantes têm a
oportunidade de elaborar o gráfico das funções e efetuar modificações, tendo que pensar
o que fazer em cada situação e perceber as regularidades, estabelecendo assim,
estratégias de investigação. As atividades apresentadas foram feitas norteadas na
experiência do autor em trabalhar com as séries iniciais do ensino médio em uma escola
particular do Estado do Espírito Santo. Sabemos que é relevante, contemporaneamente,
o desenvolvimento de uma cultura informática no interior da escola. Como professores,
devemos estar cientes que em razão da crescente informatização da sociedade, a
presença de computadores na instituição de ensino deve ser examinada com uma
realidade que não cabe mais discutir, mas cujo real significado precisa ser construído.
Na busca da obtenção por um aprendizado mais eficaz, devemos estar preparados para
gerir e fazer uso eficaz dessas novas tecnologias, observando seus prós e contras, e
como elementos fundamentais do processo ensino e aprendizagem, sempre buscar
atingir um ponto de equilíbrio. Sendo o computador um dos instrumentos tecnológicos
utilizados no ambiente escolar, realizamos o estudo relacionando o computador, o estudo
das funções e o seu processo educativo escolar. Por meio de um programa com recursos
do tipo “desenho em movimento”, o GeoGebra, possibilitamos ao estudante ações como
experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar e, por fim,
demonstrar. Concluímos que o uso das novas tecnologias na sala de aula é um grande
aliado no ensino da matemática, na condição de que se faça um planejamento adequado
com objetivos a serem alcançados.

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