Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas

Nome: MARY JANE ALCANTARA PINHEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/06/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOMINGOS SÁVIO VALÉRIO SILVA Examinador Interno
PEDRO MATOS DA SILVA Examinador Externo
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Orientador

Resumo: Apesar do ensino das frações começar já no Ensino Fundamental, a maior parte dos alunos chegam ao Ensino Médio sem saber resolver problemas contextualizados envolvendo operações com números racionais na forma fracionária. Esta pesquisa se propõe a apresentar alternativas didáticas para contribuir com o ensino e aprendizagem desse conteúdo, por meio da proposta de sequências didáticas a serem trabalhadas em formação de professores que ministrem o conteúdo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação diagnóstica realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio de escola da rede pública do Estado do Espírito Santo comprova as limitações de conhecimento dos estudantes acerca dos números racionais fracionários e a necessidade de intervenções didáticas para o ensino do conteúdo ainda na base, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em contrapartida, tanto a revisão de literatura, a análise documental das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia ofertados na Grande Vitória, quanto a análise de dados da entrevista com estudantes de licenciatura em pedagogia acerca da percepção desses em relação à formação matemática que recebem no curso e mais especificamente acerca do ensino de Frações demonstram que a formação proposta na organização curricular das licenciaturas em pedagogia não é suficiente para a adequada abordagem do ensino de frações nas séries iniciais com utilização de práticas e recursos didáticos diversificados. Nessa perspectiva de colaboração para com a formação matemática do professor das series iniciais, a pesquisa apresenta como produto sequências didáticas com formas facilitadas e diversificadas para o ensino de frações, material que poderá ser proposto em oficinas e cursos de formação continuada para os referidos professores.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910