O Estudo de Frações a Partir de uma Perspectiva Conceitual: Proposta de Sequência Didática para o 7º Ano do Ensino Fundamental

Nome: SUELI CRUZ PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/12/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Orientador
FÁBIO CORRÊA DE CASTRO Examinador Interno
PAULO ROBERTO PREZOTTI FILHO Examinador Externo

Resumo: O ensino e a aprendizagem das frações apresentam-se como um dos maiores desafios do professor de matemática na educação básica. Segundo pesquisadores como Walle (2009) e Boaler (2018), além de ser uma temática muito importante, é essencial que o assunto seja tratado de uma perspectiva conceitual. Os estudantes precisam construir o conceito de fração, num processo lento e gradativo, em que o uso de algoritmos resulte das descobertas dos alunos ao manipular os conceitos trabalhados, com a mediação devida do professor. Os problemas na aprendizagem de frações refletem ao longo da vida acadêmica dos estudantes, trazendo grandes prejuízos para a formação matemática do indivíduo. Tudo isso evidencia a necessidade de as frações serem estudadas de modo consistente, com base nas ideias fundamentais, estimulando o desenvolvimento do senso numérico, principalmente a partir do uso das estimativas e comparações, estratégias que auxiliam a percepção de fração como número e sua aplicação em diversos contextos. Quando as frações são compreendidas, passam a fazer sentido e podem ser manipuladas com segurança, como uma ferramenta eficaz da linguagem matemática, sem que a pessoa se torne refém de regras decoradas que não se conectam com a realidade. Justamente por isso, a partir do tema pesquisado, este trabalho propõe uma sequência didática para o estudo das frações numa abordagem conceitual, baseada na resolução de problemas, com propostas variadas, utilizando jogos, desafios e as novas tecnologias, por exemplo. Diante dos desafios do próprio tema e do contexto da Pandemia atual, essa sequência didática será bastante proveitosa, principalmente para professores que trabalham com o 7º ano do Ensino Fundamental, pois, nesta série, o tema seria aprofundado, após amplo trabalho nos anos anteriores, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, no entanto, observa-se, cada vez mais, que a maioria dos alunos chega a este nível com pouca ou nenhuma familiaridade com a ideia de fração.

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